quinta-feira, 19 de maio de 2011

"SACOLA MÁGICA DA LEITURA"


“Projeto Viajando na Sacola Mágica da Leitura”
Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através das linguagens artística, literária e histórica, a partir da compreensão do seu papel enquanto sujeito histórico, o projeto enfoca o ato de ler como ponto de partida para construção do pensamento lógico, com isso, possibilitando a capacitação do aluno em construir suas relações diante do mundo.
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levam para casa uma sacola contendo livros, revistas, jornais para toda a família ler. A sacola fica durante uma semana na casa, depois passa a outro colega da sala. Na sala de aula, o aluno poderá contar como foi ficar com a Sacola Mágica em casa.
Este projeto acontece com alunos do 5º ano, 6ª, 7ª e 8ª série. A organização do material dentro da sacola é feita pela professora de Língua Portuguesa.
Os pais desempenham um papel crucial no desenvolvimento de crianças que tenham atitudes positivas em relação à leitura e que se tornem leitores bem sucedidos.
“A leitura começa em casa”.





 
Posted by Picasa

quarta-feira, 18 de maio de 2011

PALESTRA NA ESCOLA ERNA HEIDRICH COM O JUIZ DE DIREITO DOUTOR RENATO GUILHERME GOMES CUNHA.




Posted by Picasa





Palestra na Escola
Juiz de Direito Dr. Renato esteve em nossa escola, no dia 16/05/2011. Na oportunidade os alunos das séries finais assistiram uma palestra com assuntos de seus interesses.
Contamos com a presença do Prefeito Sr. Ademar Dalfovo, Secretária de Educação Rozi de Souza e o Presidente da APP Giovane Alves.
Dr. Renato colocou que os direitos e os deveres do aluno são como uma balança tem que ter equilíbrio os “pesos” iguais; não posso apenas exigir os meus direitos, tenho que cumprir os meus deveres.
Na escola existem regras, normas e elas precisam ser respeitadas, pois a escola é uma sociedade, e dentro da sociedade essas normas precisam ser cumpridas para uma convivência sadia e agradável.
Os alunos foram bastante participativos, fizeram muitos questionamentos sobre : bullying, violência, drogas, saídas noturnas sem acompanhamento dos pais, medidas preventivas tomadas pelo Conselho Tutelar. O juiz também frisou que na sala de aula o professor é autoridade e pode cobrar atividades, tarefas, respeito do aluno e a direção têm autonomia para tomar medidas disciplinares e fazê-las cumprir para o bom funcionamento da mesma.
Agradecemos ao Dr. Renato pelo dia de hoje, sua disponibilidade de tempo dedicado a nossa escola. Precisamos estar unidos para uma Educação de qualidade.