quinta-feira, 5 de julho de 2012

SE PREPARANDO PARA A FEIRA DE MATEMÁTICA

 
Posted by Picasa
FEIRA DE MATEMÁTICA.

     A Feira de Matemática que acontece todos os anos é um evento muito importante na área educacional.
         Esta organização começa na sala de aula quando professores e alunos sentem a necessidade de desenvolver trabalhos visando à exposição pública nas referidas feiras.
         O trabalho deste ano está envolvendo todos os alunos do 6º ano 3 vespertino, destacando três alunas para a apresentação sobre as bicicletas. O assunto surgiu durante uma aula de matemática, quando se falava de como o centro de Taió é uma região com extensão de estrada bastante plana e propícia de num esporte que agora está voltando com força total; as bicicletas.
        Então entrou em discussão o perigo em alguns trechos da cidade, pois o caminho requer muita atenção devido os carros que passam e muitas vezes não tem um lugar correto para os que andam de bicicleta.
         Foi então que surgiu a ideia de formarmos um grupo com os alunos que vão explorar o trabalho e professora de percorrer de bicicleta nosso centro da cidade partindo da Vila Mariana onde está localizado a escola até o bairro do Seminário.
        Munidos de um questionário para entrevistar pessoas que usam bicicleta fomos a campo.  Contamos o número de bicicletas que encontramos, foram 86 bicicletas.
          A maioria das pessoas entrevistadas pede por uma ciclovia, já que aumentou o número de carros em nossa cidade, e as bicicletas também aumentaram.
No horário de pico como às 12 horas e às 18 horas se torna difícil andar de bicicleta. Muitas vezes as pessoas que andam de bicicleta esperam um pouco para então sair de casa, com um pouco mais de segurança.
       Um dos pontos de grande perigo é a ponte Governador Celso Ramos nas proximidades da prefeitura. Constatamos que o espaço é pequeno para trafegar bicicletas e carros ao mesmo tempo.
       Para solucionar este problema pensamos em pistas nas laterais feitas de ferro, dando uma tranquilidade maior aos pedestres e ciclistas.
       Sabendo que o relevo onde está localizada a Rua Coronel Feddersen é bastante plano, basta então colocar em prática uma ciclovia em todo o trajeto, já que foi uma das questões mais pedidas pelos entrevistados. Ter um local próprio para andar de bicicleta no centro.
      Outra ideia foi de pesquisar o número de bicicletas existente com a clientela de nossa escola.
       Percebemos que muitos alunos gostariam de estar vindo de bicicleta para a escola, mas como não é seguro não o fazem.
       Então chegamos a uma conclusão; hoje é muito cobrado exercícios físicos para nossas crianças, adolescentes e até adultos. Pesquisando na internet encontramos vários motivos para melhorar a saúde de pessoas que podem fazer uso de bicicletas diariamente. Além de ser um exercício agradável faz bem a saúde.
       Conforme o problema levantado após a saída em campo, discutimos em sala e ficou decidido marcarmos uma audiência com o prefeito para então pedir uma ciclovia na cidade, procurando assim alcançar nosso objetivo para o trabalho da feira de matemática.